O Profissional Tecnólogo

“A Tecnologia é o conjunto de princípios e processos de ação e produção, instrumentos que decorrem da aplicação do conhecimento científico, de diversos saberes e da experiência acumulada dos homens. Cumpre importante papel na reprodução da vida humana e na resolução dos problemas que afetam a existência natural e social” (Profª Lucília Machado – O Profissional Tecnólogo e sua Formação – Revista da Rede de Estudos do Trabalho – Ano II – Nº 3-2008)

Em decorrência das discussões desenvolvidas no II Fórum de Valorização Profissional dos Tecnólogos da Engenharia, realizado no ano de 2008, onde o tema Caráter e a Identidade da Profissão do Tecnólogo da Engenharia, desenvolvido pelo Prof. Paulo Roberto Wollinger, diretor do Departamento de Regulação e Supervisão da Secretaria de Educação Superior do MEC, e pelo Prof. Paulo César Pereira, presidente do CONCEFET – Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica, levou ao entendimento de que o preconceito existente em relação ao Tecnólogo, é decorrente da falta de informação e de alguns paradigmas firmados na nossa sociedade.

Um desses paradigmas, o da cultura do “bacharel/doutor” está profundamente enraizada no imaginário do nosso povo, desde os tempos do Brasil Colonial e da vinda para o país, da família Imperial e os bacharéis que serviam a Corte de D. João VI.

É neste contexto que ao final do século XX, foi criada a Graduação Tecnológica; voltada a atender as necessidades de desenvolvimento do país e as demandas decorrentes das transformações no modo de produção que se projetavam para os tempos que vivemos.

Diante da imensa perplexidade provocada pela capacidade de atuação dos Tecnólogos frente aos processos produtivos; da incompreensão das profissões da formação clássica em face ao conflito “curta duração x competências”; da falta de uma identidade para o profissional Tecnólogo para se situar no mundo do trabalho; foi desenvolvido pela ANT, projeto de elaboração e edição de material gráfico que pudesse dar respostas consistentes e providas de autoridade as estas questões.

O projeto desenvolvido com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia-CONFEA; apoio técnico da Secretaria de Educação Tecnológica – SETEC/MEC e apoios institucionais da Confederação Nacional da industria/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – CNI/SENAI resultou na publicação da Cartilha do Tecnólogo – o Caráter e a Identidade da Profissão.

Decorridos três anos dessa ação afirmativa e da notável evolução na compreensão sobre a profissão e do seu papel no desenvolvimento do país, ainda existem muitos muros a serem demolidos e muitas pontes a serem construídas para que os Tecnólogos ocupem sua verdadeira posição no setor produtivo e conquistem o merecido reconhecimento da sociedade.

PS: existe necessidade de retificação de dados e informações contidos na pag 5 da Cartilha, a saber:

ANT – Associação Nacional dos Tecnólogos
Sede
Av. Cruzeiro do Sul, 2890
2º Andar – Sala 3 – Santana
CEP 02030-100 – São Paulo/SP
Tel. (12) 9 8161-8832 / (12) 9 9166-2857
E-mail: presidencia@ant.org.br / contato@ant.org.br

Sign in
classic
Forgot password?
×
Sign up

(*) Required fields

I agree with OptimaSales Terms & Privacy Policy

×