Brasil Tecnólogo

“Alguém tem competência profissional quando constitui, articula e mobiliza valores, conhecimento e habilidades para a resolução de problemas não só rotineiros, mas também inusitados em seu campo de atuação profissional. Assim, age eficazmente diante do inesperado e do inabitual, superando a experiência acumulada transformada em hábito; liberando o profissional para a criatividade e a atuação transformadora” (CES/CEB Resolução nº 16/99)

O Movimento Brasil Tecnólogo criado pela Associação Nacional dos Tecnólogos – ANT, tem por objetivo principal trabalhar pela regulamentação das profissões de Tecnólogo, através da mobilização das forças vivas e atuantes dos setores da sociedade, voltadas à aprovação do PL 2245 de 2007 em tramitação na Câmara dos Deputados, atualmente na Mesa Diretora da casa, aguardando Deliberação de Recurso para ser aprovado e remetido ao Senado para aprovação e posterior sanção e promulgação pela Presidência da República.

Atualmente o país conta com um contingente de milhares de profissionais Tecnólogos subaproveitados pelos setores produtivos, em decorrência da inexistência de amparo legal ao pleno exercício das profissões, dentro das competências dadas pela graduação.

A aprovação do PL 2245 de 2007, terá como reflexo imediato; o aumento da oferta de profissionais altamente qualificados e aptos para atuar no mercado de trabalho, atendendo a curto prazo as demandas que estão colocadas para momento e os desafios futuros decorrentes do processo de desenvolvimento do nosso país.

Os Cursos Superiores de Tecnologia ofertadas por uma rede nacional de instituições de educação tecnológica composta por expressivo conjunto de faculdades e centros universitários, são os que mais crescem no país.

Conforme dados do Ministério da Educação, entre 2011 e 2012, houve um crescimento de 8,5% dos cursos de graduação tecnológica, sendo que nos cursos de bacharelado, o aumento foi de 4,6% e nos de licenciatura, de 0,8%. Com esse aumento, os cursos tecnológicos representam 13,5% das matrículas na educação superior:

Segundo o ministro da Educação – “O segmento que mais cresce em número de matrículas são os cursos tecnológicos”, disse Mercadante. “Isso tem muito a ver com o atual momento do Brasil, com o mercado de trabalho aquecido.”

Grande parte deste contingente, com alto grau de empregabilidade, encontra no mercado de trabalho, elevado grau restrições e de discriminação, exercidos pelas corporações das profissões tradicionais da formação clássica, que buscam manter reserva de mercado para as suas profissões; impondo relação de desigualdade de níveis entre profissionais graduados.

Um desenvolvimento firme e sustentável, com elevação da capacidade produtiva e do valor agregado dos bens produzidos, pelo aprimoramento constante dos modos de produção e da inovação tecnológica; só pode ser alcançado com o emprego de profissionais desenvolvidos para atender as necessidades e peculiaridades dos processos produtivos deste século, em consonância com o modelo de educação superior apontado pelo Protocolo de Bolonha e no Relatório da Unesco sobre Educação para o Século XXIRelatório Jacques Delors.

Em que pese a importância e a indispensabilidade das profissões da graduação clássica no processo de desenvolvimento da nação, a inclusão do Tecnólogo nos setores produtivos, atuando de forma plena, de acordo com as suas competências; é fator imperativo para que o setor produtivo do país tenha melhor desempenho na competitividade e produtividade; alavancando o desenvolvimento do Brasil.

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